Dermatite atópica e contato

A dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele, crônica, que se manifesta como eczema na pele (lesões avermelhadas, descamativas, podendo formar até bolhas). É uma doença multifatorial que afeta muito a qualidade de vida dos pacientes, pois a pele é muito ressecada e envolve bastante coceira como um dos seus principais sintomas.
O histórico familiar ou pessoal de asma, rinite ou conjuntivite alérgica é um critério importante para o diagnóstico da doença, que é essencialmente clínico.
A base do tratamento são os cuidados com a pele, basicamente a manutenção da hidratação. Outros cuidados podem ser necessários como: uso de corticóides, imunossupressores ou imunobiológicos, imunoterapia. Encontrar os fatores envolvidos em cada caso influencia na eficácia do tratamento.
A dermatite de contato é uma reação inflamatória da pele que ocorre quando a pele entra em contato com uma substância irritante ou alergênica. Essas substâncias podem ser cosméticos, produtos de limpeza, esmalte, metais, entre outros. O teste de contato (patch test) auxilia na pesquisa dos agentes causadores e na eliminação do fator principal relacionado ao quadro do paciente. As lesões, assim como na dermatite atópica, também se manifestam como eczema.